• Visitantes do Site

    contador de visitas
    VISITANTES
  • VEREADORA NO EVENTO DO ROYALTIES

    Clique na Imagem para abrir!
  • SOS REGIÃO SERRANA

  • MINHA BANDEIRA


    O povo me elegeu e por ele eu luto e lutarei!
  • CONTRA A EMENDA IBSEN


  • O PODER DA MULHER QUE ORA

  • TWITTER

  • ARQUIVOS:

  • DOE SANGUE


  • DENUNCIE


  • VILMA DOS SANTOS NA INTERNET

  • VÍDEO 01

  • VÍDEO 02

  • VÍDEO 03

  • VÍDEO 04

Conheça a Lei nº 1.740 de autoria da Vereadora Vilma dos Santos

Lei incentiva a doação de sangue –  Doar sangue é um ato de amor à vida

Lei nº 1.740 foi sancionado pelo Poder Executivo Municipal

Objetivo da Lei:

Com freqüência são encetadas campanhas em prol da doação de sangue, porque o brasileiro não está habituado a praticar com regularidade esse ato de benemerência. São poucos os doadores, tanto assim, que, quando da realização de alguma cirurgia de vulto, os hospitais costumam recorrer-se de amigos ou parentes do paciente para contemporizar tão grave problema, visando à reposição do estoque de sangue utilizado.

 

Entendo que a importância desta lei se resumiu no simples ato que ela poderá proporcionar na vida de muitas pessoas um bem estar muito grande. Doar sangue é um ato de amor, de solidariedade e esta lei buscará dentro de nosso município conscientizar e incentivar a nossa população a participar da doação de sangue. A doação de sangue salva vidas de muitas pessoas, por isso elaborei esta lei de tamanha importância em nossa sociedade.

Todavia, no mais das vezes, quando os enfermos são carentes, nem sempre é viável o apelo a conhecidos, tornando crítica a situação emergente, mesmo porque, não é raro de nossos hospitais não disporem de estoque de sangue.

 

O Hemonúcleo da Costa Verde, num esforço hercúleo, procura abastecer a rede hospitalar da região da Costa Verde. Dessa forma propus ao Executivo Municipal, e foi sancionada pelo Prefeito em setembro de 2006 a Lei nº 1.740, que “Incentiva a Doação de Sangue no Poder Público Municipal”. Ante esta breve exposição, é de se entender que qualquer estímulo que se ofereça em favor da doação de sangue é sempre valioso, porque valiosos são os muitos outros incentivos já existentes.

 

“O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que gesto tão grandioso venha a tornar-se um hábito, o de salvar vidas.”

Doar sangue é indolor. Não dá para chamar aquela espetadinha de dor, a não ser que você seja uma pessoa muito impressionada e delicada. Dor é bater com a cabeça na quina da porta. Dor é depilação, cólica, macetar o dedo com o martelo, levar canelada no futebol, torcer o pé. Isso é dor. Doar sangue não. Se tanto, é um incomodozinho: a nossa cabeça é estranha; tanto mais temos medo, mais nossos medos nos abocanham e tornam real o que é apenas imaginário.

 

Dados mostram que 1,9% da população brasileira é doadoras de sangue. Mesmo estando dentro do parâmetro da OMS (Organização Mundial da Saúde) – entre 1% e 3% da população-, o Ministério da Saúde considera que é urgente e possível aumentar o número de doadores. “Se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país”, diz a nota divulgada pelo órgão.

 

DOAÇÃO:

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e ter boa saúde. É necessário levar um documento de identificação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: