• Visitantes do Site

    contador de visitas
    VISITANTES
  • VEREADORA NO EVENTO DO ROYALTIES

    Clique na Imagem para abrir!
  • SOS REGIÃO SERRANA

  • MINHA BANDEIRA


    O povo me elegeu e por ele eu luto e lutarei!
  • CONTRA A EMENDA IBSEN


  • O PODER DA MULHER QUE ORA

  • TWITTER

  • ARQUIVOS:

  • DOE SANGUE


  • DENUNCIE


  • VILMA DOS SANTOS NA INTERNET

  • VÍDEO 01

  • VÍDEO 02

  • VÍDEO 03

  • VÍDEO 04

Blog Informa: Estresse pode desempenhar papel no desenvolvimento do câncer de mama

RIO – Pesquisadores da Universidade de Illinois, em Chicago, descobriram componentes que os especialistas qualificam como resultantes de “estresse psicossocial” – especialmente longos períodos de ansiedade, medo e isolamento – que podem sobrecarregar o sistema nervoso autônomo, aquele que ajuda a regular o ritmo cardíaco, respiração e outras funções importantes do corpo. Num estudo que envolveu 989 mulheres diagnosticadas com câncer de mama nos três meses anteriores, um questionário para avaliar o nível de estresse do grupo revelou que existe uma associação entre alto nível de estresse e as doenças crônicas como o câncer. As pacientes com níveis mais altos de estresse foram também aquelas mais propensas a ter formas as mais agressivas de câncer de mama.

Os cientistas verificaram que mulheres muito estressadas têm 38% mais chances de ter câncer porque não reagiam os receptores de estrogênio. Estes tumores não respondem às terapias que visam o corte de estrogênio, o que significa que drogas como o tamoxifeno, o raloxifeno (Evista), arimidex e outros não ajudam no tratamento de tumores. Depois de levar em conta dados como a idade da mulher e o estágio do câncer quando diagnosticado, os médicos observaram que as mulheres mais estressadas tinham 22% mais chances de ter um tipo de câncer que não responde os receptores de estrogênio.

Os pesquisadores também descobriram que as mulheres com mais de estresse tinham 18% mais probabilidade de serem diagnosticadas com tumores de alto grau, que são mais agressivos do que tumores de baixo grau. No entanto, quando a equipe de estudo relacionou a idade da paciente e o estágio do câncer, o link desapareceu. Tais resultados levantam a questão de saber se as mulheres com câncer mais agressivo já estavam mais estressados antes de serem informadas de que eram portadoras da doença. Tudo porque a notícia de um diagnóstico de câncer de mama – especialmente se o tumor é agressivo – já traz um alto nível de estresse por si. A Associação Norte-Americana para Pesquisa de Câncer, que coleta estudos sobre níveis de estresse e tipos de câncer, reconheceu que o número de mulheres entrevistadas era grande o bastante para estabelecer alguma associação entre a baixa imunidade e os altos níveis de estresse.

Estava navegando pela internet quando ao acessar o site do jornal O globo, me deparei com esta matéria que nos informa sobre os problemas relacionados ao estresse nas mulheres. Achei interessante postar este assunto no blog, pois o assunto retrata um sério problema que atinge atualmente a nossa sociedade. Vivemos hoje em um mundo dinâmico, onde o nível de estresse beira ao limite extremo que o nosso corpo pode suportar. Sabemos que é justamente o estresse o sintoma causador de diversas doenças e o máximo de informações que pudermos ter a respeito de como combater ou de simplesmente termos conhecimento dos fatores relativos ao estresse é de fato relevante para nós. Por isso, abro este espaço no blog para compartilharmos esta informação de grande importância  a todos que nos acompanham pelo blog. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: