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11 DE OUTUBRO – DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais.

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são e portadoras de sobrepeso.

Combater e prevenir são ações urgentes diante de um problema que vem adquirindo proporções epidêmicas. Segundo projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015, cerca de 2,3 bilhões de adultos vão estar com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos.

No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública. “O excesso de peso acomete 40% da população brasileira, aumentando o risco de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alterado entre outras”, afirma o presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Dr. Márcio Mancini, responsável pelo Departamento de Obesidade da SBEM.

 10 –  Dicas dos especialistas para prevenir e combater:

1. Mastigue bem os alimentos – ajuda na digestão e aumenta a sensação de saciedade;
2. Escolha bem – na hora de montar o prato, escolha vegetais, legumes e frutas para preencher os espaços vazios;
3. Cuidado com carboidratos – evite pães, bolos, massas, que engordam mais. Sempre que puder, opte por alimentos integrais;
4. Saia do sedentarismo – praticar um exercício físico é essencial para manter o peso e a saúde;
5. Beba água – aproximadamente 2 litros por dia.
6. Evite sucos artificiais e refrigerantes – Prefira sucos naturais e água.

7. Diminua o consumo de doces- O alto consumo de açúcar é um fator de risco para o diabetes e a obesidade;
8. Diminua o sal – evite carrega no sal na preparação dos alimentos e tire o saleiro da mesa;
9. Fracione as refeições – Assim você potencializa a sensação de saciedade e acelera o metabolismo;

10.Tudo depende da quantidade e da freqüência – Não é precisa ser radical, o segredo é ter equilíbrio.

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