• Visitantes do Site

    contador de visitas
    VISITANTES
  • VEREADORA NO EVENTO DO ROYALTIES

    Clique na Imagem para abrir!
  • SOS REGIÃO SERRANA

  • MINHA BANDEIRA


    O povo me elegeu e por ele eu luto e lutarei!
  • CONTRA A EMENDA IBSEN


  • O PODER DA MULHER QUE ORA

  • TWITTER

  • ARQUIVOS:

  • DOE SANGUE


  • DENUNCIE


  • VILMA DOS SANTOS NA INTERNET

  • VÍDEO 01

  • VÍDEO 02

  • VÍDEO 03

  • VÍDEO 04

Audiência Pública sobre a Ampliação do Terminal Tebig

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na última quarta-feira, 16 de maio, foi realizada no Iate Clube Aquidabã, através da Câmara Municipal de Angra, uma audiência pública a respeito da necessidade de ampliação do Terminal Petrolífero da Ilha Grande (Tebig), que corre o risco de não ser autorizada pelo governo estadual.

Esteve presente na reunião o prefeito Tuca Jordão e a primeira-dama Alessandra Jordão, o município foi representado também por secretários municipais, vereadores e cidadãos de várias esferas da sociedade, os deputados Fernando Jordão, Gustavo Tutuca – estadual, assim como o presidente da OAB de Angra dos Reis, Cláudio Gonzaga, o gerente executivo de Desenvolvimento de Logística para o Pré-Sal – Transpetro – Paulo Penchiná, e o gerente-executivo de Abastecimento e Logística da Petrobras, Eduardo Autran. Mais de 700 pessoas participaram do evento, o governo do estado  foi convidado para o evento, não enviou nenhum representante.

O representante da Transpetro, Paulo Penchiná, falou sobre a obra de ampliação do terminal. “Com o crescimento da produção, há necessidade de aumentar a capacidade logística para atender à demanda. Após uma análise técnica, o Tebig foi definido como um dos projetos prioritários por causa da avaliação econômica, do tempo de viabilidade e da sustentabilidade dentro da questão ambiental”, informou o gerente-executivo de Desenvolvimento de Logística para o Pré-Sal, antes de continuar: “Por isso, a empresa decidiu pela ampliação do terminal de Angra. A localização do Tebig também apresenta características favoráveis, já que ele está há 35 anos atuando na região de forma harmoniosa.”

Em uma das etapas do evento foi destinada à fala dos vereadores e demais representantes do município. Tuca Jordão foi o primeiro a discursar. Como de costume, evitou argumentos evasivos e foi direto ao assunto. “O Tebig representa R$ 300 milhões no orçamento de Angra. Quero dizer a Sérgio Cabral que ele tenha muito cuidado, pois São Paulo já manifestou interesse pelo assunto, e caso isso aconteça, não será apenas Angra que vai perder, mas o Estado do Rio”, disse o prefeito, numa alusão ao interesse de São Paulo pela construção de um terminal naquele estado. Tuca Jordão completou: “Dei uma ordem ao secretário municipal de Meio Ambiente para que ele não faça parte do grupo de trabalho criado pelo estado, que é uma iniciativa para inglês ver. Por outro lado, através do decreto nº 8.334, de 9 de maio de 2012, estou criando um grupo técnico para avaliação da viabilidade ecológico-econômica da ampliação e modernização do Tebig. Agora que o pré-sal é para valer, eles querem tirar o mel da boca de Angra? Não adianta: a cidade não vai se calar.”

 A última parte da reunião foi destinada às entidades e lideranças comunitárias, que também tiveram espaço para discorrer sobre a necessidade da ampliação do Tebig. Propostas como a de paralisação do comércio da cidade e criação de uma carreata que levaria cidadãos do município até o Palácio da Guanabara, em protesto, serão analisadas pelo governo municipal. Para Tuca Jordão, a criação do grupo técnico municipal vai ajudar a resolver a questão de uma maneira justa. “Vamos provar ao grupo técnico do estado que não vai haver problema ambiental quanto à ampliação do Tebig.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: