• Visitantes do Site

    contador de visitas
    VISITANTES
  • VEREADORA NO EVENTO DO ROYALTIES

    Clique na Imagem para abrir!
  • SOS REGIÃO SERRANA

  • MINHA BANDEIRA


    O povo me elegeu e por ele eu luto e lutarei!
  • CONTRA A EMENDA IBSEN


  • O PODER DA MULHER QUE ORA

  • TWITTER

  • ARQUIVOS:

  • DOE SANGUE


  • DENUNCIE


  • VILMA DOS SANTOS NA INTERNET

  • VÍDEO 01

  • VÍDEO 02

  • VÍDEO 03

  • VÍDEO 04

Presidido por Vitor Paulo, grupo busca incrementar parceria entre Brasil e Países Caribenhos

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Grupo Parlamentar Brasil – Países Caribenhos realizou sua primeira reunião ordinária, com o objetivo de promover a integração dos representantes diplomáticos dos países caribenhos com os parlamentares do grupo. No evento, também foi divulgada a composição do colegiado e feito uma breve explanação sobre os países por seus representantes. O deputado Vitor Paulo (PRB/RJ), presidente do grupo parlamentar, lembrou que o principal objetivo da frente é fortalecer e aprimorar as relações entre os países e promover o intercâmbio entre seus poderes legislativos.

A região do Caribe compreende as nações das Américas banhadas pelo mar do mesmo nome. No total, são 28 países, entre eles México, Colômbia e Venezuela, além de dezenas de ilhas e arquipélagos (a maioria da América Central).

Participaram da reunião, o assessor especial de Assuntos Parlamentares do Itamaraty, Sérgio Danese; o chefe da Divisão Caribe do Ministério de Relações Exteriores, Vitor Martins; a embaixadora da Jamaica, Alisson Stone; o ministro de Negócios da Embaixada do Haiti, Madsen Cherubin; o conselheiro da embaixada da República Dominicana, José Loreto Julian; a embaixadora de Barbados, Yvete Goddard; o embaixador de Trinidad e Tobago, Hamza Rasaeeq; além do presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, o senador Eduardo Lopes (RJ) e outras autoridades, diplomatas e jornalistas.

A embaixadora de Barbados, Yvette Goddard, elogiou a iniciativa da criação do grupo, que considerou fundamental para o incremento dos negócios da região com o Brasil, “uma liderança inconteste no hemisfério”. A representante da Jamaica, Alisson Stone, recém-chegada ao país, fez questão de destacar as inúmeras identificações entre os dois países, “que devem e podem proporcionar uma maior integração”.

José Loreto Julian, da Republica Dominicana, foi outro representante diplomático que destacou a importância do grupo na promoção da integração entre a região do Caribe e o “gigante sul-americano”. Integração esta que, na visão do representante haitiano, Madsen Cherubin, já é uma realidade, “tendo em vista o apoio imprescindível do Brasil á recuperação do Haiti, após as mudanças políticas e o terremoto que atingiram a nação”.

Os representantes do Itamaraty elogiaram a instalação o grupo, identificando na iniciativa uma ótima oportunidade de aumentar as parcerias, a amizade e os negócios com a região. Sérgio Danese lembrou, por exemplo, do esforço feito pelo Brasil para instalar representações em todos os países do Caribe. “Devemos ser o único, ou um dos dois únicos países a terem tamanha densidade diplomática na região”. 

O momento de maior descontração no evento foi dado pelo embaixador de Trinidad Tobago que ao elencar algumas das riquezas de seu país, defendeu o carnaval das duas pequenas ilhas caribenhas como o melhor do mundo. Na sua explanação, o presidente do grupo, Vitor Paulo, sem perder a diplomacia, fez questão de convidar o embaixador para conhecer o carnaval do Rio de Janeiro. 

Brincadeiras à parte, Vitor Paulo encerrou a primeira reunião do grupo lembrando sua recente viagem a Cuba, na qual integrou uma comissão formada para discutir o incremento na pesca e aquicultura com países caribenhos. “Sei do potencial de negócios que podem surgir da ampliação das relações entre o Brasil e os países caribenhos. Assim como reconheço a identificação que existe entre nosso país e as nações da região. Por isso, coloco a disposição nosso gabinete parlamentar para servir de interlocutor na busca por novos caminhos na integração”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: