• Visitantes do Site

    contador de visitas
    VISITANTES
  • VEREADORA NO EVENTO DO ROYALTIES

    Clique na Imagem para abrir!
  • SOS REGIÃO SERRANA

  • MINHA BANDEIRA


    O povo me elegeu e por ele eu luto e lutarei!
  • CONTRA A EMENDA IBSEN


  • O PODER DA MULHER QUE ORA

  • TWITTER

  • ARQUIVOS:

  • DOE SANGUE


  • DENUNCIE


  • VILMA DOS SANTOS NA INTERNET

  • VÍDEO 01

  • VÍDEO 02

  • VÍDEO 03

  • VÍDEO 04

Audiência Pública sobre a segurança e o funcionamento das Usinas Nucleares no Municipio

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ontem, dia 31/05/2012, participei da segunda audiência publica realizada pela Câmara Municipal de Angra dos Reis sobre a segurança e o funcionamento das Usinas Nucleares no Municipio.

 Contamos com a presença do Sr. LEONAN DOS SANTOS, representando a Eletronuclear, o Sr. ALEXANDRE fiscal operacional da Usina Nuclear, o Sr. VANDERSON representante do DNIT, Coronel PONTES da Defesa Civil Estadual, o Sr. LUCAS representando a Defesa Civil Municipal e o Executivo Municipal, o Presidente e Vice da Câmara de Angra dos Reis, e alguns vereadores, e diversos representantes da sociedade civil.

 È muito importante a realização dessa audiência publica para que sejam esclarecidas as questões de funcionamento e segurança das Usinas Nucleares instaladas em Angra dos Reis.

 Sabemos que se trata de uma bomba relógio, que deve ser manuseada com muita cautela, mediante protocolos internacionais de segurança, e tenho certeza que a Eletronuclear esta capacitada para gerir essas questões.

 Sabemos que uma das melhores fontes de energia vem da reação nuclear, mas com algumas conseqüências, pois precisa ser operada de forma a garantir a integridade do meio ambiente e dos moradores vizinhos a infra-estrutura.

 Temos conhecimento de muitos acidentes que ocorreram pelo mundo a fora, que trouxeram graves seqüelas a uma camada expressiva de pessoas, com a que ocorreu recentemente no Japão, muitas vezes trazendo conseqüências que afetam varias gerações.

 Por isso precisamos rotineiramente realizar esses eventos, para certificarmos que a ELETRONUCLEAR esta operando dentro das condições mínimas de segurança, como também, se a Estatal está preparada para agir imediatamente em caso de vazamento ou qualquer outro acidente nuclear, de forma a conter o vazamento, e promover a evacuação imediata da população, principalmente se possui profissionais da área da saúde habilitados para atender as eventuais vitimas.

 Sei que isso não é somente responsabilidade da ELETRONUCLEAR, todos devem estar preparados, mas a Estatal dever colaborar com o Executivo Municipal para que os profissionais da Prefeitura possam atender a população caso venha acontecer um vazamento ou acidente.

Começou a Audiência publica com a ELETRONUCLEAR, na pessoa do Sr. LEONAN, que brilhantemente, demonstrou o sistema de funcionamento das Usinas, principalmente destacando que por diversos fatores, principalmente ambientais e operacionais, que o risco de acontecer acidentes é ínfimo, sendo que as eventuais seqüelas também não serão da mesma dimensão que ocorreu no Japão.

 Outro ponto destacado foi o plano de evacuação e algumas contra partidas a serem cumpridas pela Empresa.

 Os demais palestrantes, demonstraram as Ações a serem tomadas em caso de acidentes, sendo que o outro ponto forte e tão esperado foi a manifestação do representante do DENIT, pois sabemos que a Rodovia Rio-Santos não tem importância somente no plano de evacuação para caso de acidente, mas principalmente praticamente o meio de acesso principal para nosso município.

 E a noticia mais importante foi a obra de duplicação do trecho entre Itacurussa e Paraty, com previsão de construção de túneis entre Itaorna e Frade, que reduzirá o tempo de viagem de 30 minutos em 10 minutos, com fluxo calmo.

 Na minha oportunidade de Manifestar indaguei com o Representante da Eletronuclear e Defesa Civil qual a previsão de evacuação para os moradores das Ilhas, com a informação que a Marinha do Brasil disponibilizará embarcações em tempo hábil para remoção dos Ilhéus.

 Suscitei à Estatal quais a contra-partidas que foram cumpridas e quais restam ainda por serem satisfeitas, no qual o Representante da Eletronuclear se comprometeu em comparecer com as respostas em data a ser agendada pela Câmara, no qual apresentará todos as respostas de forma clara e precisa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: