• Visitantes do Site

    contador de visitas
    VISITANTES
  • VEREADORA NO EVENTO DO ROYALTIES

    Clique na Imagem para abrir!
  • SOS REGIÃO SERRANA

  • MINHA BANDEIRA


    O povo me elegeu e por ele eu luto e lutarei!
  • CONTRA A EMENDA IBSEN


  • O PODER DA MULHER QUE ORA

  • TWITTER

  • ARQUIVOS:

  • DOE SANGUE


  • DENUNCIE


  • VILMA DOS SANTOS NA INTERNET

  • VÍDEO 01

  • VÍDEO 02

  • VÍDEO 03

  • VÍDEO 04

Em greve, funcionários da Cedae fazem ‘apitaço’ no Centro do Rio

Cerca de 500 funcionários da Cedae realizaram um “apitaço” no inicio da tarde desta quarta-feira (20), no Centro do Rio de Janeiro. A classe está em greve de 24 horas desde a meia-noite. A concentração aconteceu ainda pela manhã, em frente à sede da empresa, na Avenida Presidente Vargas. O ato é considerado pacífico.

De acordo com Ubirajara Gomes, presidente do Sindicato de Saneamento e Meio Ambiente (SINTSAMA-RJ), responsável pela manifestação, entre as reivindicações estão melhores condições de trabalho, plano de cargos e salários, não à abertura de capital e o fim do contrato com a empresa Delta, que é alvo de investigação da Justiça.

“Nós queremos conscientizar a população que a Cedae é uma empresa pública, que presta serviço ao moradores, mas que não tem o reconhecimento devido. Estamos cansados de viver na sombra, está na hora de mudar. Entregamos as reivindicações da categoria à diretoria há 70 dias, mas até agora nada. Queremos uma solução!”, disse.

Dia descontado
Em entrevista ao G1, o presidente da Cedae, Wagner Victer, classificou a manifestação dos funcionários como “inexpressiva”, já que apenas 4% do efetivo não trabalhou nesta quarta. Victer disse ainda que a greve da categoria é ilegal porque o fornecimento de água é considerado um serviço essencial.

A Ceade reforçou que a paralisação não afetou o abastecimento de água em nenhuma região do Rio e, que inclusive, todas as agências da companhia estão funcionando normalmente nesta quarta-feira.

“Quem não trabalha, não pode querer ter o dia pago, então será descontado um dia. Na sede da empresa, a adesão à greve foi inferior a 1%”, defende Victer, acrescentando que direção da Cedae optou em não dar o ponto facultativo aos funcionários nos dias 20, 21 e 22 de junho.

Reivindicações dos grevistas
Com apitos e faixas, os funcionários seguiram pela Avenida Presidente Vargas em direção à Candelária. De lá, segundo Ubirajara, eles marchariam em direção à sede da empresa Delta, na Avenida Rio Branco. No meio do caminho, os manifestantes encontraram com outros movimentos que também realizavam protestos. Os atos ocorrem no momento em que a cidade promove a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável.

Ainda de acordo com Ubirajara, os sindicatos formularam uma proposta com 95 itens a serem considerados pela Cedae, que por sua vez devolveu uma contraproposta iniciamente com 65 cláusulas. Nela, ainda de acordo com ele, a empresa nao apresentou garantias de emprego, 50% do INPC sobre os salários, ticket refeição e cesta básica.

No entanto, no dia 13 de junho, segundo o sindicato, a Cedae reformulou sua oferta para 90% de garantia de emprego e INPC integral incidindo sobre os direitos. “Para a categoria, esse percentual é ruim porque significaria a demissão de cerca de 800 funcionários durante a vigência do próximo acordo coletivo”, explica Ubirajara Gomes.

Como diz as Escrituras Sagradas “O trabalhador é digno de seu salário”, não podemos de forma nenhuma desprezar nenhum trabalhar, seja qual for sua função ou cargo. Quando chega ao ponto de uma paralisação é porque a situação não mais é favorável ao trabalhador, acredito que para um funcionário seja público ou particular, a pior coisa que existe é trabalhar insatisfeito com o que esta ganhando. Torço e creio que tudo será resolvido. – Vereadora Vilma dos Santos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: